terça-feira, 8 de setembro de 2009

ACHO FUNDAMENTAL A COMUNICAÇÃO ENTRE QUEM ESCREVE E QUEM LÊ

A INTERAÇÃO COM OS LEITORES


Há exatos seis meses (em fevereiro) fui convidada para fazer parte dos colunistas do CLIC NEWS e aceitei o desafio. No início, meio tímida, escrevia com insegurança, embora seja muito segura para escrever. Afinal, as minhas horas do dia, tanto em casa quanto no trabalho, são dedicadas à escrita[1]. Mas escrita diferente, de cunho pedagógico, não como colunista.
Desde a primeira postagem percebi que era lida por muitas pessoas. Pessoas conhecidas, desconhecidas, parentes, amigos, alunos, ex-alunos, pois mantenho um blog[2] pedagógico para interagir com os alunos e mantê-los a par do desenvolvimento das aulas. No blog os alunos tiram suas dúvidas, mandando-me e-mail com suas dificuldades. E eu respondo um a um, auxiliando-os nas suas dificuldades, individualmente.
Tenho certeza que no atual contexto educacional, onde temos que competir com uma parnafenália de equipamentos necessários para a concretização das atividades precisamos nos valer de toda a tecnologia para poder nos comunicar com os alunos.
Mas retornando ao tema central desta reflexão, direcionado aos leitores que têm postado suas observações e sugestões, quero expressar a satisfação que sinto em poder atendê-los e apreciar seus comentários. Que bom que nem todos concordam com o que eu escrevo. Melhor ainda, os leitores demonstram interesse pelos assuntos que escolho segundo a minha preferência no momento e também consoante aos conhecimentos que detenho sobre o assunto.
Constatei a excelente repercussão da ajuda gramatical que iniciei, apresentando o novo Acordo Ortográfico explicando e justificando as palavras surgidas nos textos, assim como introduzi a explicação dos casos do uso da crase, atendendo à sugestão[3] de alguns leitores, mas que veio posso casar perfeitamente com a minha proposta inicial: interagir com os leitores porque essa é a maior finalidade da mensagem que me proponho a transmitir. Escrever, informar, mas, sobretudo ensinar. Sou professora 24 horas por dia.
Passados esses seis meses o ato de escrever para esta coluna passou a ser prazeroso porque constato que sou imprevisível e que tomei gosto pelo que estou fazendo. Sinto vontade de escrever, sento no frente do computador e as palavras fluem. Não importa o assunto. Abordo aquilo que me toca. Escrevo sem a preocupação de agradar. Escrevo pelo prazer de escrever. Digo aquilo que gostaria de ler. Procuro ser simples, direta, atingindo àqueles[4] que lêem o Clic Soledade e entram na coluna assinada por mim.
Estou feliz e realizada diante deste desafio: o de interagir com os leitores pelos seus comentários (inclusive, os que não gostam de escrever têm me falado pessoalmente e me sugerido temas a serem abordados). E eu os tenho incentivado a escreverem, pois eles somente aprenderão a escrever à medida[5] que escreverem. E acertarem. E errarem.
Emociona-me, particularmente, constatar como uma mesma mensagem é percebida de diferentes formas pelos leitores. E esta é a motivação de continuar escrevendo.
[1] Palavra feminina “escrita” admite artigo (a) + preposição (a)= à
[2] http://aprendendocomprazer.blogspot.com
[3] Palavra feminina “sugestão” admite artigo (a) + preposição (a)= à
[4] Nas formas àquela, àquele, àquelas, àqueles, àquilo, àqueloutro (e derivados) usa-se a crase porque subentende-se a fusão a preposição a + o pronome demonstrativo.
[5] Locução conjuntiva feminina.

Nenhum comentário: