terça-feira, 8 de setembro de 2009

O HOMEM TENDE A DOURAR A PÍLULA

O HOMEM TENDE A DOURAR A PÍLULA PORQUE ELE “SE ACHA”[1]


O fim do relacionamento amoroso virou o tema de uma exposição, que percorre o mundo e agora está em São Paulo, no SESC Pompéia. A artista francesa Sophie Calle transformou a dor do término de um relacionamento em arte. E não é que a exposição está tendo uma repercussão maior do que o que a própria autora esperava!!!.
Pelo que acompanho através da mídia, tudo começou quando a artista resolveu usar o sofrimento para fazer a exposição que hoje percorre o mundo. E esse sofrimento retratou o de uma adolescente de 15 anos, que respondeu uma carta de término de relacionamento por meio do SMS de texto do celular, usando simplesmente a frase: "ELE se acha".
Essa frase curta, mas significativa foi o que bastou para que a vida se transformasse em arte. A autora começou a receber e coletar milhares de exemplos de término de relacionamentos e a partir disso organizou a exposição. A exposição atrai milhares de visitantes diários, entre curiosos e sofredores de todas as idades demonstrando que o tema relacionamento e sofrimento unem as pessoas por si só, pois todos já tiveram algum tipo de problema nessa área. Quem não teve....é porque não viveu e não vive.
O acervo da exposição contém bilhetes, cartas, cartões e mensagens que comprovam a forma como cada um de nós, ao seu jeito, expressa o sentimento de rejeição diante de um “fora” da pessoa amada.
O discurso "você sabe que é especial, mas temos que terminar”; “que a vida ia começar a partir de agora, mas cada um deve ir para o se lado; “eu gosto muito de você, mas não dá mais”; “infelizmente, você é muito legal, mas vamos dar um tempo” e o tradicional “eu não te mereço” ou “você pode ter coisa melhor” podem ser uma simples desculpa ou uma desculpa verdadeira. Não importa o que venha a ser. Magoa, ofende, entristece. E aquele “cuide-se bem, pois eu me preocupo contigo”, mas pondo um ponto final no relacionamento???? Este, certamente, não dá para entender.....
O que pensar de tudo isso? A exposição apenas coloca a realidade e deixa todos os questionamentos no ar. As pessoas que vão à exposição divergem de opinião, mas há um consenso: o homem cria uma situação que obriga a mulher a tomar a decisão de pôr um fim no relacionamento. Por isso que o “homem tende a dourar a pílula”, segundo o piscoterapeuta Eduardo Ferreira Santos. Ele faz de tudo para não ser o responsável pelo ato final, mas sempre ocupando a posição de ator principal.
Na verdade, o fim de qualquer relacionamento é um interminável gerúndio. "Está terminando" até que alguém tome coragem para dizer (ou escrever) que acabou. O certo é que não dá para fazer uma separação sem dor.[2] E só dói o que tem sentido, o que representa ou representou alguma coisa.

[1] Esta crônica dedico à amiga e colega professora do IEE Maurício Cardoso, CLEONICE CIMAROSTI, que para minha satisfação me “segredou” que é leitora assídua e que todos os dias abre o CLICNEWS para ver se postei algo novo. E ela me dá palpites “ao vivo”, assim como outras pessoas o fazem. Mas o que vale é o acesso e a leitura, pois assim tenho convicção que cumpro com o propósito que tenho em mente.
[2] Se você quiser ler mais sobre ao assunto acesse o site: http://portalms.com.br/noticias/As-desculpas-para-se-terminar-um-relacionamento/Brasil/Geral/959558587.html, pois foi lá que me inspirei para esta reflexão.

Nenhum comentário: